quarta-feira, 1 de junho de 2016

 

Shield Automação e Alarme Residencial V5





Alvo de muitos projetos, trabalhos de conclusão de curso e até mesmo aquele hobby na calada da noite, o termo domótica tem conquistado mentes e corações pelo mundo afora, e quando mais no Brasil com a força do movimento Maker usando a plataforma Arduino. Para quem não sabe, domótica é uma palavra que surgiu pela junção do termo latim domus (casa), com robótica, que remete à automação, controle próprio. Em outras palavras, domótica remete ao conjunto de técnicas capazes de tornar uma casa autônoma!

Todavia, essa não é uma tarefa fácil. É preciso lidar com controle de acionamentos de cargas, o que exige cuidado e um simples erro pode resultar em um belo prejuízo. Fora isso, para controlar a casa é necessário também fazer leitura de sensores, passar cabeamento, dentre outros. E muitos são os erros que podem ser cometidos na montagem dos elementos da automação, e, principalmente, na confecção da placa de controle.

Um Kit Brasileiro


Pensando em facilitar a vida do profissional ao entusiasta, o pessoal do Projeto Arduino desenvolveu e comercializa um versátil Shield para Arduino voltado à domótica: o Shield Automação e Alarme Residencial V5. O Projeto Arduino é uma empresa brasileira, sediada em Franca-SP, que tem atuado no desenvolvimento de módulos para automação, e que agora disponibiliza a versão V5 do Shield de Automação. O Shield em questão é específico para conexão com Arduino Mega, e já agrega conexão com rede cabeada Ethernet e WiFi por meio do módulo HLK-RM04. Veja na Figura 1 o Shield Automação V5 conectado a um Arduino Mega.